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O Nascimento do Taoísmo Religioso

  • Foto do escritor: Zhama
    Zhama
  • 12 de jul.
  • 6 min de leitura
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Zhang Dao Ling

O Fundador do Taoísmo Religioso


Introdução

Zhang Dao Ling (張道陵) foi uma figura central na história do taoísmo, reconhecido como o fundador do movimento religioso conhecido como o Caminho dos Mestres Celestiais (Tianshi Dao).


Sua vida e obra marcaram a transição do taoísmo filosófico para uma religião organizada, distinta das práticas baseadas no Tao Te Ching de Laozi (Dao De Jing, 道德经).


Este artigo explora sua biografia, contribuições e legado duradouro, destacando sua influência na formação do taoísmo moderno.


Biografia

Zhang Dao Ling nasceu no 15º dia do primeiro mês lunar de 34 d.C., no condado de Feng, província de Jiangsu, durante a dinastia Han Oriental.


Descendente de oitava geração de Zhang Liang, um estrategista da dinastia Han Ocidental, Ling foi influenciado desde cedo por seu pai, Zhang Da Shun, conhecido por sua habilidade em magia taoísta.


Aos sete anos, Ling estudava o Tao Te Ching e os Cinco Clássicos (Wu Jing), além de astronomia e geografia. Aos 26 anos, Ling estudou na Academia Imperial e serviu como magistrado durante o reinado do imperador Ming de Han.


Desiludido com a vida oficial e buscando respostas para questões de vida e morte, renunciou ao cargo e se retirou para o Monte Beimang, dedicando-se a práticas de longevidade, alquimia e reclusão espiritual.


Posteriormente, Ling viajou em busca de ensinamentos, hospedando-se em locais como a Montanha Tai Ping, no rio Huai, e a Montanha Yun Jin (atual Monte Longhu), cuja paisagem era considerada ideal para práticas divinas, dando à montanha o nome de Longhu (Dragão e Tigre).


Revelação Espiritual

Segundo estudos taoístas, Zhang Dao Ling teve uma visão no Monte Heming, onde a divindade Taishang Laojun (o corpo espiritual do mestre Laozi) lhe revelou a "Doutrina da Aliança Ortodoxa Unitária".


Nomeado Mestre Celestial (Tianshi), Ling recebeu a missão de reformar práticas religiosas degeneradas, preparando a humanidade para uma era de paz.


Taishang Laojun alertou que pragas, doenças, feras e demônios seriam liberados, e apenas através da purificação espiritual as pessoas poderiam viver plenamente seu caminho na terra e no mundo espiritual.


Durante essa revelação, Zhang recebeu espadas Yang e Yin, junto com talismãs para combater forças demoníacas.


Fundação do Movimento "Aliança Ortodoxa Unitária"

Com base nessa revelação, Zhang Dao Ling fundou a Ordem Ortodoxa Unitária (正一道), tornando o taoísmo uma organização oficial e nomeando a si mesmo com o título de Mestre Celestial (Tian Shi, 天师).


Zhang Dao Ling, ou Mestre Celestial, reinterpretou o Tao Te Ching, escreveu o Tai Qing Xuan Yuan, primeiro e mais importante tratado da ordem.


Posteriormente, a Ordem Ortodoxa Unitária desenvolveu alguns textos:

  • Livro de Preceitos e Ensinamentos do Mestre Celestial do Texto da Lei Zhengyi

  • Registro da Aliança Poderosa da Lei Zhengyi

  • Registro do Capítulo do Oficial Celestial

  • Preceitos da Lei Recitada nas Nuvens

  • Resumo das Disciplinas Taoístas

  • Proclamações Autênticas

  • Mapa da Hierarquia e Obras dos Espíritos Autênticos

  • Discurso do Senhor Verdadeiro

  • O Caminho da Pureza


Com isso, estabeleceu as bases do taoísmo religioso, criando uma estrutura que seu neto Zhang Lu expandiu em um estado teocrático no vale de Hanzhong, com 24 templos (posteriormente 28), abrigando cerca de 500.000 seguidores durante o colapso da dinastia Han.


Seu filho Zhang Heng e seu neto Zhang Lu consolidaram e expandiram esse estado teocrático no vale de Hanzhong (parte de Sichuan e Shaanxi).


O movimento se aliou a Cao Cao em 215 d.C., levando à expansão da doutrina para Chang'an, Luoyang e Yecheng. Com isso, muitos nobres aderiram à fé, ampliando sua influência.


Contribuições Religiosas

Zhang Dao Ling introduziu inovações significativas nas práticas religiosas. Ele rejeitou sacrifícios de animais, promovendo um panteão taoísta centrado na pureza natural, simplicidade e harmonia com o Dao, em oposição às regras rígidas do confucionismo.


Seu movimento enfatizava a cura, o exorcismo e a busca pela longevidade, utilizando talismãs e rituais para afastar espíritos malignos e tratar doenças, especialmente durante pandemias em Shu.


Historicamente, sua luta contra forças demoníacas, como a batalha contra os Seis Reis Demônios e os Oito Generais Fantasmas no Monte Qingcheng, reforçou sua imagem como um líder espiritual poderoso.


Misticamente, Zhang Dao Ling usou sinos, bianqing e talismãs para invocar ventos, chuvas e soldados celestiais, derrotando os demônios e aprisionando os reis demoníacos em uma montanha partida.


Ascensão e Legado

Seus descendentes, incluindo seu filho Zhang Heng e seu neto Zhang Lu, continuaram a liderar o movimento dos Mestres Celestiais, que evoluiu para o Zhengyi Dao, uma das principais escolas taoístas até hoje.


O legado de Zhang é profundo. Ele transformou o taoísmo em uma religião organizada, com rituais, hierarquia clerical e um cânone textual. Durante as dinastias Tang, Song, Yuan e Ming, a Ordem Ortodoxa (Zheng Yi Dao) ampliou a metafísica e reorganizou o movimento no norte, eliminando taxas de iniciação e promovendo preceitos éticos.


Ao sul, o Mestre Celestial organizou mantras taoístas, como o Ling Bao Jing, e estabeleceu regras completas para seus discípulos e seguidores.


A Ordem Ortodoxa (Zheng Yi Dao) floresceu, especialmente sob os Mestres Celestiais da 24ª geração e da 36ª geração, que receberam grande apoio imperial.


A República Popular da China

A partir da ascensão de Mao Zedong (Mao Tse Tung) e da fundação da República Popular da China em 1949, a Ordem Ortodoxa Unitária (Zheng Yi Dao) enfrentou desafios significativos devido às políticas comunistas implementadas por Mao.


O impacto foi marcado por uma combinação de repressão, secularização e transformação social, refletindo a visão de Mao de reestruturar a sociedade chinesa sob o marxismo-leninismo adaptado ao contexto chinês.


Após 1949, o governo de Mao Zedong iniciou campanhas para eliminar influências religiosas e tradicionais, vistas como obstáculos ao progresso socialista. O 63º Mestre Celestial, Zhang Enpu, retirou-se para Taiwan em 1949, durante a ascensão do governo comunista.


Entre 1950 e 1951, muitos templos taoístas, incluindo os associados à Zheng Yi, foram confiscados, destruídos ou convertidos para uso secular. Clérigos e praticantes foram alvo de perseguição, com muitos sendo presos ou forçados a abandonar suas práticas. A religião foi classificada como uma "superstição feudal", e o controle estatal sobre as instituições religiosas foi intensificado.


Entre 1958 e 1962, a situação agravou-se, com a mobilização de recursos humanos e materiais levando à destruição adicional de locais de culto e à interrupção das tradições taoístas. A Revolução Cultural (1966-1976), iniciada por Mao, representou o ápice da repressão.


Os Guardas Vermelhos atacaram templos, queimaram textos sagrados e humilharam ou mataram religiosos taoístas, considerando o taoísmo uma relíquia contrarrevolucionária. Muitos mestres celestiais e linhagens hereditárias, que tradicionalmente passavam o título dentro da família Zhang, foram dispersas ou extintas.


Apesar disso, a Ordem Ortodoxa não desapareceu completamente. Após a morte de Mao em 1976 e as reformas de Deng Xiaoping a partir de 1978, houve uma reabertura gradual do espaço para práticas religiosas.


O governo permitiu a restauração de alguns templos, como o de Longhu Shan (Montanha do Dragão e Tigre), centro histórico da Zheng Yi, embora sob estrito controle estatal.


A 65ª geração do Mestre Celestial, Zhang Yuanxu, foi reconhecida oficialmente na década de 1980, mas a influência da Ordem permaneceu limitada, adaptando-se a um contexto onde o taoísmo foi cooptado para fins culturais ou turísticos, em vez de espirituais puros.


Assim, o impacto de Mao na Ordem Ortodoxa Unitária foi profundamente disruptivo, mas não eliminou totalmente sua existência, que sobreviveu de forma fragmentada e adaptada até os dias atuais.


Atualmente, a Ordem está sediada em Taiwan, onde reconhece a legitimidade da sucessão do Mestre Celestial fora da China, enquanto a linhagem da Ordem Ortodoxa Unitária de Taiwan mantém uma presença significativa entre os praticantes.


O Monte Longhu, onde Zhang Dao Ling praticou sua espiritualidade, continua sendo um centro espiritual, e templos como o Templo do Mestre Celestial em Longhushan são locais de peregrinação.


A Presença Atual

Hoje em dia, tanto a ordem do Mestre Celestial quanto a ordem taoísta chamada Verdade Completa (Quan Zhen) mantêm uma forte presença em Taiwan, onde o taoísmo floresceu após a Revolução Cultural.


A globalização permitiu sua expansão para comunidades na Malásia, Singapura e, mais recentemente, em países ocidentais como Brasil, Portugal, França, Itália e Espanha.


Zhang Dao Ling foi uma figura visionária que transformou o taoísmo em uma religião estruturada, combinando espiritualidade, cura e liderança comunitária.


Sua habilidade em integrar práticas de alquimia, exorcismo e ética taoísta o tornou uma figura lendária.


Seu legado perdura em templos e na reverência como Mestre Celestial Ancestral. A linhagem espiritual mantém viva a tradição de Zhang, inspirando praticantes e preservando sua conexão com o Dao.


Zhama

Toda a formação dos sacerdotes, assim como as práticas que oferecemos, pertencem à Ordem Ortodoxa Unitária.


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